27 de dezembro de 2011

Brasil, grande potência econômica mundial.

Folha Online, DA EFE

Mantega afirma que Brasil será 5ª economia antes de 2015


Comentário:
O crescimento econômico do Brasil é ótimo e causa contentamento, porém, não devemos esquecer da nossa realidade, somos um país de tem 3 vezes mais a população da Itália, França e Inglaterra, e o PIB por habitante destas nações ainda é 3 vezes maior que o dos brasileiros.
Temos que lembrar também que no Brasil existe uma das maiores concentrações de renda do mundo!
Esta condição, se continuar a existir, na prática invalidade qualquer crescimento, uma vez que o bonus irá apenas para uma minoria da população.



PIB por habitante (per capita)
Reino Unido = 34.800 dolares
França = 33.100 dolares
Itália = 30.500 dolares
Brasil = 10.800 dolares

População dos países
Brasil = 203,4 milhões
França= 65,3 milhões
Reino Unido = 62,7 milhões
Itália = 61 milhões

Mas, vejamos o que diz a notícia:

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou nesta terça-feira que nos próximos quatro anos o Brasil, que acaba de tornar-se a sexta maior economia mundial, terá desbancado a França da quinta posição, antes do que prevê o FMI (Fundo Monetário Internacional).

"O FMI prevê que o Brasil será a quinta economia em 2015, mas eu acredito que isso ocorrerá antes", declarou Mantega durante uma entrevista coletiva em São Paulo.

Mantega diz que pode levar 20 anos para Brasil ter padrão de vida europeu
Brasil supera Reino Unido e se torna 6ª maior economia, diz entidade

O ministro considerou que a velocidade de crescimento do país supera a de nações europeias e por isso é "inexorável que nós passemos a França e no futuro, quem sabe, a Alemanha, se ela não tiver um desempenho melhor".

Mantega lembrou que o crescimento econômico do Brasil entre 2003 e 2010 atingiu uma média de 4,5%, nível que será alcançado novamente em 2012, com previsões entre 4% e 5 %.

O ministro apontou que a geração de emprego e uma inflação sob controle são os principais suportes para que o Brasil se mantenha na "vanguarda do crescimento".

"O importante é que estaremos crescendo mais em 2012 do que em 2011. O câmbio estará melhor e o crédito estará mais barato", disse.

Na segunda-feira, o ministro disse que o país vai se consolidar nos próximos anos como uma das principais potências mundiais, ao referir-se a um estudo que coloca o Brasil como sexta maior economia do mundo, após superar o Reino Unido.

"Os países que crescerão mais são os emergentes como Brasil, China, Índia e Rússia. Desta maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos", disse Mantega em comunicado.

O estudo do CEBR (Centro de Pesquisas para Economia e Negócios), com sede em Londres, aponta que o Brasil se encontra agora atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França na lista de maiores economias do mundo.

A economia brasileira cresceu 3,2% entre janeiro e setembro deste ano, mas nos últimos meses sofreu uma estagnação devido à crise internacional.

O Banco Central informou nesta segunda-feira que os economistas das entidades bancárias do país reduziram sua previsão de crescimento para este ano para 2,9%.



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário