15 de julho de 2019

Guernica de Picasso - você vê algum avião bombadeiro na pintura ?

Guernica, o famoso quadro de Picasso, segundo dizem, foi para lembrar o bombardeio da cidade por aviões alemães.

Mas .... você vê algum avião bombardeiro na pintura ?


Porque eu vejo um touro, um cavalo, e um toureiro. 





Vejamos.

Guernica, uma das pinturas mais famosas do século XX, foi originalmente pintada por causa da morte do toureiro Joselito, ocorrida em maio de 1920.

Era 1937, os comunistas espanhóis, que governavam a Espanha e haviam instalado uma "república" socialista na Espanha, encomendaram uma pintura a Picasso para ser exposta na exposição daquele ano em Paris.

Picasso estava extremamente atrasado, a ponto de ter um prazo de 15 dias para entregar o trabalho. 

Por esse motivo o pintor pegou uma gravura que retratava a morte de um toureiro que ele admirava, chamada "Lament na morte do toureiro Joselito", que havia ocorrido muito antes do bombardeio de Guernica e a entregou aos comunistas espanhóis e assim completando seu trabalho.

Depois da mostra os comunistas espanhóis inventaram que a pintura havia sido feita em homenagem ao bombardeio de Guernica e mudaram o nome da pintura, mesmo não existindo nenhuma referência ao bombardeio na pintura... . mesmo assim, ela ficou famosa e multidões pensam que ela realmente foi feita em função do bombardeio!

Quanto ao bombardeio em Guernica, esse realmente aconteceu, porém, foi contra fábricas de armas que existiam nessa cidade.

Essa estória, na qual milhões de pessoas acreditam, é só mais uma das muitas mentiras marxistas que viraram verdade em um Ocidente idiotizado.


Na verdade, eu acrescentaria... isso é uma coisa feita por loucos para loucos.

Fontes:
 https://www.google.com/search?biw=1018&bih=595&ei=1x4tXYXcJ9HB5OUPl5yV6AE&q=GUERNICA+de+Picasso+%22Lamento+en+muerte+del+torero+Joselito%22&oq=GUERNICA+de+Picasso+%22Lamento+en+muerte+del+torero+Joselito%22&gs_l=psy-ab.3...3340.10191..10463...0.0..0.127.349.0j3......0....1j2..gws-wiz.......0i71.Jcrkpy6iBug


Outras leituras sobre o assunto:

http://www.oponney.pt/internacional/guernica-de-picasso/





GUERNICA, de Picasso

Autor:  Pedro Dias (Vogal Emérito da Academia Portuguesa de História)

O dito quadro, apelidado "Guernica", foi apresentado pelo próprio Pablo Picasso e por Max Aub, que era subcomissário da exposição "Exposition Internationale des Arts et Techniques", em Paris, no dia 4 de Maio de 1937, na inauguração do Pavilhão de Espanha. Esta data pode ser verificada nos jornais da época, como no Le Monde.
A obra converteu-se num símbolo publicitário do Governo Republicano e comunista espanhol, durante o resto da Guerra Civil, e era apresentado como tendo sido pintado como resposta ao bombardeamento à vila basca de Guernica. Mas se tivermos em conta as datas, logo se conclui que tudo isso é uma mistificação. O bombardeamento de Guernica ocorreu na tarde de 26 de Abril de 1937, e o quadro foi apresentado uma semana depois do acontecimento; lembremos que tem 3,5 metros de altura por 7.77 metros de largura. O próprio Picasso disse na ocasião – e também foi publicado nos jornais do tempo -- que tinha demorado 60 dias a executar o trabalho. Uma conclusão é clara: o quadro não representa o bombardeamento de Guernica, e foi começado, a ser verdade o que Picasso disse, dois meses antes dos aviões terem lançado as bombas.

Recordemos que, em Janeiro de 1937, Max Aub, que era ao tempo adido cultural da Embaixada de Espanha em Paris, encomendou a Picasso, por ordem do Governo Republicano, transmitida ao embaixador Luís Araquistáin, um mural para ser exposto no Pavilhão de Espanha da dita exposição, contra o pagamento de 150.000 francos. Em vez de um mural, Picasso entregou este quadro, que é óleo sobre tela. Mas não se vislumbra é qualquer alusão directa aos acontecimentos que se deram em Guernica: aviões, casas destruídas, guerra ou bombardeamentos, antes a touros e touradas sangrentas.
O quadro que Picasso entregou estava em adiantada fase de execução, e chamava-se realmente "Lamento en la muerte del torero Joselito", evocando a memória do toureiro Joselito (José Gómez Ortega), morto na arena de Talavera de la Reina a 16 de Maio de 1920, e daí todas as cenas com touros e festa brava que os críticos de serviço interpretaram à vontade de Estaline e dos “vermelhos” que destruíam a Espanha. O baptismo da obra e toda a propaganda à sua volta foi uma operação política, que certamente agradou ao comunista Pablo Picasso, que foi duas vezes "Prémio Lenine da Paz", e às centrais de propaganda do regime soviético que ele tão devotamente serviu, e ainda hoje serve, pelos vistos.


Sobre Joselito
 https://www.britannica.com/biography/Joselito
 



 ***






Nenhum comentário:

Postar um comentário