4 de abril de 2013

MATRIX - Uma descrição alternativa do enredo do filme


No final de 2011 aconteceram reapresentações da trilogia MATRIX e o que se nota em diversos locais da midia é que ainda não existe um consenso sobre o que aconteceu no filme.
Este texto não tem a pretensão de esclarecer todas as dúvidas, este texto quer apresentar mais uma colaboração para o entendimento do filme.


A cidade das máquinas - o local onde a MATRIX está
A história do filme se passa NO FUTURO, por volta do ano 2200, saber disso é importante para entender o enredo do filme.
Então, a história do filme NÃO SE PASSA na época atual.

Depois que os humanos inventaram a IA (inteligência artificial) no final do século XX as máquinas foram evoluindo até assumirem o poder na Terra.
As máquinas chegaram a conclusão que os humanos eram uma praga para o planeta, as máquinas passaram a considerar os humanos um vírus que deveria ser eliminado (Smith diz isso para Morpheus), e entram em guerra de extermínio contra os humanos.
Essa é a principal "mensagem" que o filme quer passar, a de que os humanos são uma praga para o planeta Terra.


Vídeo onde temos a principal mensagem que o filme MATRIX quer transmitir - a de que os humanos são maus, a de que os humanos são uma praga tal qual os vírus!

Na guerra entre máquinas e humanos os humanos estavam em desvantagem e em uma tentativa desesperada para parar as máquinas os humanos resolveram alterar a atmosfera terrestre para que o sol não passasse mais e as máquinas que dependiam da energia solar parassem de funcionar pela falta de energia.

Com a falta da energia solar as máquinas imaginaram como solução usar os próprios humanos como fonte de energia, uma vez que o corpo humano gera energia.  (*)

As maquinas criaram encubadeiras onde mantinham milhões de corpos humanos vivos e deles extraiam a energia que necessitavam para funcionar.
Tais corpos para funcionarem bem precisam ter uma mente ativa, por causa disso as máquinas criaram a MATRIX - uma realidade virtual com uma infinidade de programas que criam mentes nos corpos e as associam a um mundo virtual semelhante ao mundo que existia antes da guerra.
Desta forma os humanos passaram a ser escravos das máquinas.
Milhões de corpos humanos vivos permaneciam estáticos nas encubadeiras tendo sua energia sendo sugada pelas máquinas, porém suas mentes, devido a MATRIX, os faziam pensar que viviam em um mundo real.


"human-farm", milhões de corpos humanos escravizados pelas máquinas para que deles as máquinas possam tirar a energia que precisam para funcionar. Cada corpo desse possui uma mente fabricada, e todas estas mentes "vivem" na realidade virtual da MATRIX em uma sociedade humana igual a que existia no século XX.

Os poucos humanos livres viviam em uma cidade subterrânea chamada Zion de onde enviavam naves para combater as máquinas, porém, o poder das máquinas era cada vez maior e elas estavam prestes a invadir Zion e acabar com os humanos livres.

Uma dessas naves era comandada por Morpheus e tinha Trinity como principal integrante.
Os autores do filme deram nomes mitológicos aos personagens para criarem uma atmosfera épica-romântica para a coisa, e também para dar margem a variadas interpretações, que na verdade não se justificam diante da história do filme.

Os humanos livres haviam descoberto uma forma de se conectarem a MATRIX e entrarem dentro dela com mentes virtuais, mas, autônomas, foi dessa forma que Trinity, que vivia no mundo real, entrou em contato pela primeira vez com Neo, que vivia no mundo virtual da MATRIX.

Neo por sua vez já tinha percebido que algo de errado existia, mas, não sabia do que se tratava.
Morpheus acreditava, em função de interpretações do Oráculo, que Neo era o "escolhido" e que através dele os humanos poderiam ser salvos do extermínio.
Morpheus foi para dentro da Matrix e entrou em contato com Neo e contou a ele sobre MATRIX, e propôs a Neo sair da MATRIX e vir viver no mundo real




Morpheus vai para dentro da MATRIX e lá encontra Neo e lhe fala da prisão em que vivem as mentes na MATRIX. Morpheus oferece a Neo a possibilidade de sair da MATRIX, para isso Neo tinha que tomar a pílula vermelha, Neo toma a pílula vermelha e inicia o processo de instabilidade dentro da MATRIX que vai fazer as máquinas dispensarem seu corpo da "human-farm", ai Morpheus pega o corpo de Neo e o leva para dentro da sua nave.

Para que isso acontecesse Neo teria que tomar uma pílula vermelha, o que causaria instabilidade na sua mente que o fariam despertar na encubadeira, ai o corpo dele não serviria mais para as máquinas e elas descartariam seu corpo desligando os tubos e o jogando no lixo (quando Neo cai através de tubos de esgoto em um rio), quando Neo está no rio o pessoal de Morpheus pega seu corpo e o leva para a nave, onde Morpheus diz a Neo - bem vindo ao mundo real!
A partir dai Neo vai aprender a lutar e vai desenvolver suas habilidades até chegar a ter super poderes quando estiver DENTRO DA MATRIX.
Neo só tem super poderes quando está conectado da MATRIX, ou seja, seus super poderes só existem dentro da MATRIX.
No mundo real não existem super poderes.


Parte do filme em que Morpheus leva Neo para dentro da MATRIX e explica para Neo o programa de treinamento, mostra para Neo que dentro da MATRIX os plugues que eles possuem na vida real não aparecem.

Dai para a frente a história se desenvolve entre idas e vindas na luta entre Neo e Smith e na preparação da defesa de Zion.

Smith é um programa de segurança da MATRIX, só que Smith odeia os seres humanos, odeia o cheiro dos humanos, e quer ardentemente sair da MATRIX, depois que Neo o destrói Smith se renova e adquire a habilidade de se replicar, aumentando sua força, essa habilidade de Smith se transforma em um problema para as máquinas pois ameaça descontrolar o sistema da MATRIX.

Podemos pular todo o filme 2, e ir para o final do filme 3.

Neo consegue salvar - temporariamente - os humanos livres de Zion fazendo um acordo com as máquinas ao propor a elas a paz em troca da eliminação de Smith.
As máquinas aceitam o acordo e conectam Neo a MATRIX, e lá vai acontecer o embate final entre Neo e Smith, Neo perde a luta, mas, ao ser transformado em Smith, por razões que o filme não explica, surge uma luz que destrói todos os Smith, e Neo também desaparece.
Em vista disso as máquinas param a destruição dos humanos livres e Zion é salva.
Porém, nada garante que no futuro a guerra recomece... pois os humanos não conseguiram destruir as máquinas.

*

As mensagens que o filme tenta passar são duas:

1. Coloca a possibilidade de que a realidade que vemos não seja real. Algo a ver com A Caverna de Platão...
2. Tenta colocar os humanos como seres ruins que são uma praga para o planeta e compara os humanos aos vírus, e que portanto devem ser eliminados.

Obs. A segunda concepção é fruto de uma ideologia que prega que a sociedade democrática atua ("capitalismo" na designação marxista) é má e deve ser destruída, essa ideologia é o marxismo "cultural" que a 70 anos atua no EUA e demais países ocidentais nas universidades e na midia, Hollywood é uma das suas principais vítimas e já produziu dezenas de "filmes" apocalípticos que mostram a destruição da humanidade e a salvação de um pequeno grupo de "escolhidos".

Uma outra coisa que o filme Matrix coloca é a predominância de afrodescendentes entre os humanos livres.

***

(*)  Os autores do filme Matrix desconhecem princípios primários da vida no planeta Terra!
Em um planeta Terra sem a luz do Sol não existiria "energia humana", uma vez que a base da cadeia energética celular no planeta Terra é a FOTOSSÍNTESE!
Os animais obtém energia se alimentando de vegetais, que a possuem devido a energia solar transformada em glicose pela fotossíntese.
Os animais carnívoros obtém energia indiretamente comendo animais que se alimentam de vegetais.
Desta forma, a invenção feita pelos autores do filme Matrix é um absurdo científico.


***







2 comentários:

  1. Só faltou a questão de que a cidade Zaion é ainda parte da MATRIX, só que com uma programação bem mais densa, a ponto de pensarem que realmente é o mundo real, tudo bem arquitetado pelas máquinas, de uma maneira que os que descobrem a verdade e são libertos, vão parar la. Só neo percebe isso quando consegue sentir a energia das sentinelas, e as destroi somente com a força do pensamento. Lembra que um sobrevivente de Zaion é pego por smith que consegue invadir seu corpo antes dele voltar pra Zaion? Nessa hora, smith consegue entrar em Zaion, e esse mesmo sujeito, vai até neo tentando mata-lo la em Zaion mesmo com uma faca, antes que neo entre na matrix novamente, mas seu plano não deu muito certo, e mesmo assim, ele sabotou varias naves, isso tudo fica evidente no MATRIX 2 que vc pulou, tanto que no final do Matrix 2 os dois ficam lado a lado em uma maca. E no Matrix 3, tem uma hora que Neo está cego no "mundo real" ( entre aspas ) mas ainda assim consegue enchergar a energia das coisas, provando que Zaion ainda é uma extensão da matrix, o arquiteto explica bem isso também, só prestar muita atenção.
    Sem falar que Neo é também um programa, quase igual smith, que pensa que é um humano, lembrando que se Zaion ainda é uma extensão da matrix, os casulos onde Neo acorda, é mera representação do mundo real, para que pensem que estão realmente sendo libertos, assim, Neo também acha que está sendo liberto. E a missão de Neo, como programa que é, é sempre libertar os humanos que não se adptam a MATRIX, dando-os uma sensação de liberdade. Vejam o Arquiteto falando sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, os corpos de humanos que estão nas incubadoras (inclusive o de Leo que foi tirado da incubadora), dos quais as máquinas tiram energia para funcionar, tb não são reais?
      Se Leo está em um "mundo real" (entre aspas) o dorpo de Leo e de todos que estão nas incubadoras não são reais?
      As máquinas estariam elas próprias em um mundo não real, já que se alimentam de algo que não é real?

      Excluir