17 de maio de 2012

Sobre a sobrevivência de plantas e animais

Estive em um debate sobre o assunto onde a pessoa defendia que as plantas dependem dos animais para sobreviverem, a pessoa afirmava que devido a polinização das flores ser feita por animais elas dependiam dos animais para sobreviverem.
Isto é obviamente incorreto uma vez que as plantas surgiram muito antes que os animais, alem disso, as plantas tem outras formas de se reproduzirem que independem dos animais.
Durante o debate fiz algumas pesquisas e as coloquei a seguir para quem interessar.


Do que precisam as plantas para viver?

Precisam de terra (nutrientes minerais), água, CO2 (que existe em abundância na natureza), e da luz do Sol - com isso as plantas vivem.

Os animais precisam para viver de água, oxigênio (gerado pelas plantas), e alimentos, que com exceção do sal de cozinha, eles só obtém comendo plantas, que são o início da cadeia alimentar animal.

O Sol é a fonte de energia que os seres vivos precisam para viver - e apenas as plantas conseguem transformar essa energia do Sol em nutriente.

As plantas conseguem tirar energia da luz do sol pela fotossíntese, elas pegam o CO2 que é gerado por difusão pelos oceanos, e também e gerado pelos vulcões nas erupções. e usando a luz do Sol elas conseguem fabricar glicose (nutriente energético) para se alimentar via respiração celular.
E ainda fornecem oxigênio que os animais precisam para respirar.

Um detalhe importante é que os primeiros animais terrestres, anfíbios e répteis, não tinham capacidade para voar, portanto não podiam polinizar as flores, apenas entre 360 milhões e 290 milhões de anos atrás (Período Carbonífero) é que surgiram animais, aves e insetos voadores, milhões de anos depois que as plantas já existiam em terra.

Período Carbonífero


As plantas saíram da água para a terra a 450 milhões de anos atrás (Período Devoniano).

Período Devoniano


Os primeiros animais só conseguiram sobreviver comendo plantas e usando a energia que elas tem, uma vez que os animais não conseguem fabricar nutrientes energéticos a partir da luz do Sol como as plantas.

As plantas se reproduzem por polinização através dos ventos e da água da chuva, e também se reproduziam por sementes, estaquia, e outros meios não sexuais.

Portanto, elas não precisam dos animais para viverem, mas, os animais, estes não sobreviveriam sem as plantas, uma vez que a cadeia alimentar dos animais começa nas plantas.
Alem disso, o oxigênio que os animais respiram não existe em abundância na natureza, precisam das plantas para ter oxigênio suficiente para respirarem.


Sites para consultas:

http://www.infoescola.com/historia/periodo-devoniano/
http://www.infoescola.com/historia/periodo-carbonifero/
http://www.fgel.uerj.br/dgrg/webdgrg/Timescale/Carbonifero.html
http://www.avph.com.br/carbonifero.htm



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário