19 de setembro de 2015

Mujica critica a "sociedade consumista" - e o consumo de maconha, que ele liberou no Uruguai, também é algo condenável?


Está circulando nas redes sociais um vídeo de Mujica onde ele, para não fugir a regra, critica a "sociedade consumistas", critica o "crescimento econômico" e faz apologia a pobreza, ou como ele chamou, "apologia a sobriedade", e para completar, como todo socialista, ele diz a humanidade o que é preciso fazer para ser feliz.
https://www.youtube.com/watch?v=e705FJLA5lo

Socialistas, sejam eles "intelectuais" ou "revolucionários", não sabem economia, muito menos sabem da vida real.
São todos iguais no discurso, eles inventam mil formas mas acabam sempre na - critica ao capitalismo.

Existe um lugar comum no discurso de socialistas, eles são contraditórios, sempre tem dois pesos e duas medidas.
Estão sempre "defendendo os trabalhadores", instigando greves para aumentar o salário, mas, ao mesmo tempo criticam a "sociedade consumista" e dizem que viver com pouco é a forma de ser feliz!

Sociedade "consumista".

A sociedade liberal democrática não é sociedade consumista, é uma sociedade de livre mercado, que através do trabalho e da produção das necessidades humanas procura melhorar a vida das pessoas, mas claro, nessa sociedade precisa trabalhar, pois nada é "dado" - na natureza a escassez é a tônica.

Não é uma sociedade consumista por uma razão muito simples, para "consumir" (comprar coisas) é necessário ter dinheiro, e as pessoas não tem dinheiro sobrando para "consumir"!.
99% das pessoas estão limitadas no seu "consumo" pelo valor de seus salários.

O "consumo" (comprar coisas) é um desejo válido, ninguém está praticando uma maldade quando compra uma mercadoria, pois afinal, precisamos de muitas coisas para ter uma vida melhor, ninguém quer viver passando necessidades, e sim, se alguém quer gastar seu dinheiro, produto do seu trabalho, em um sapato caro, e isso lhe dá prazer, está em seu pleno direito e ninguém tem nada a ver com isso.

Mujica em sendo socialista não poderia deixar de criticar a "sociedade consumista", para Mujica "consumir" é algo ruim, algo que "gasta" a vida...
Porém, eu gostaria de saber se Mujica também acha ruim consumir maconha?
Acredito que consumir maconha não seja ruim para Mujica, afinal, ele liberou o consumo de maconha no Uruguai... e olha que para consumir maconha a pessoa precisa "gastar" um pouco da sua vida porque maconha é uma mercadoria cara!
 
Crescimento da economia.

Socialistas são ignorantes e não conseguem entender a busca por crescimento da economia...
Isso não é algo ruim, ruim é não ter crescimento e com isso a nação começar a ter falta de gêneros de primeira necessidade.

Não é que precisa crescer, a economia precisa crescer - apenas - em nações onde a população aumenta anualmente, uma coisa óbvia!

Se a economia da nação produzia X para uma população de 100 milhões, se a população aumentar para 110 milhões vai ter que produzir X + Y para compensar o aumento da população, essa nação vai ter que fazer a economia crescer se quiser continuar a ter o mesmo padrão de vida!
Coisa óbvia, se não aumentar a produção a nação empobrece.

A economia precisa crescer em nações onde existem pobres sem casa e comida, a economia crescendo espera-se que isso facilite a vida dessas pessoas criando novos empregos onde elas possam trabalhar e ganhar salários para saírem da pobreza.
Isso também é óbvio, se não crescer os que não tem comida vão continuar sem ela...

Mas, isso tudo, é algo incompreensível para socialistas!


***


Nenhum comentário:

Postar um comentário