17 de dezembro de 2015

Por que juízes ganham bem mais que professores ?

De início devemos destacar que não apenas professores tem salário baixo em relação a juízes, enfermeiros/as, policiais militares, lixeiros, trabalhadores em serviços públicos como água, luz, gás, esgotos, saúde pública, etc, também ganham pouco em relação a juízes apesar de trabalharem em serviços chamados "essenciais" para a sociedade, mas, que não são tão essenciais assim pelo salário que recebem.

Outro fato a se destacar é que isto não ocorre apenas no Brasil, isso ocorre, em maior ou menor grau, em todas as nações não desenvolvidas ou em desenvolvimento, países da África, América Latina, Oriente Médio (com exceção de Israel e, talvez, em ricos como Arábia), Ásia Meridional, Oceania (com exceção da Austrália e Nova Zelândia), nestas condições também possuem essa disparidade de salários entre juízes e professores, e demais profissões.

Mas, temos um outro fator a destacar, não são apenas juízes que tem salário alto em relação aos demais nestes países.
Existem outras profissões que também tem.
Por exemplo pilotos de avião de grandes companhias áreas ou de jatos executivos também ganham altos salários.
Médicos também em geral ganham altos salários.
Advogados criminalistas ganham altos salários.
Políticos ganham altos salários.
Executivos ganham altos salários.
E, por último, países desenvolvidos que possuem alto PIB per capita, tais como Alemanha, Holanda, Japão, Austrália, Canadá, Suécia, etc, neles a diferença é bem menor, os salários daquelas profissões que em países não desenvolvidos são baixos, neles sobem de valor e chegam perto dos altos salários.

Qual seria a causa destas disparidades ?

Na minha opinião são duas as causas;
1. o baixo PIB per capita nos países pobres.
2. a prioridade que o povo em geral atribui a tais profissionais.

O PIB per capita baixo força os salários da população a serem baixos.
Mas, por que não são todos baixos ?
Por que alguns, como os dos profissionais citados, são mais altos enquanto o restante é baixo?
Porque, na minha opinião, o povo respeita e dá grande importância, da prioridade, para tais serviços.
Ninguém dúvida que sua vida está nas mãos do piloto em uma viagem aérea entre o Brasil e Portugal!
As pessoas dão importância aos pilotos de avião, os respeitam é até mesmo os enaltecem.
Por isso pilotos ganham mais.
Muitos podem falar mal de políticos, mas, ninguém, via de regra, se nega a dar a mão ao prefeito da cidade, a um deputado federal, e tirar uma foto com Lula presidente então seria a glória para muitos!
Políticos, no "tete a tete", são gente respeitada pelo povo, por isso ganham mais.
O povo sabe que juiz "manda prender e manda soltar", e ninguém quer estar como réu na frente de um juiz! Juízes são gente respeitada pelo povo porque o povo sabe que da decisão deles depende a vida das pessoas, por isso eles ganham mais.
Médicos é até desnecessário falar, deles depende a vida das pessoas.
Advogados criminalistas também ganham bem porque podem tirar o sujeito da cadeia, as pessoas em geral não gostam de advogados, mas, os respeitam, e quando um filho vai preso os pais pagam o que um bom advogado pedir para tira-lo da cadeia, é também uma questão vital.
Executivos ganham bem porque deles depende a vida de uma grande empresa e de todos os milhares de empregados que trabalham nela, por isso eles ganham bem.
Então, em nações pobres, a sociedade "rateia" dinheiro para pagar melhor tais profissionais que consideram importantes, por isso eles ganham mais mesmo sendo um país pobre.
E se fosse pagar um salário mais alto para professores também teria que pagar para os demais, e isto é economicamente inviável em países pobres.
E tem uma outra profissão em que os expoentes, mesmo em países pobres, ganham salários altíssimos - jogadores de futebol, não todos, apenas os grandes craques, tais craques ganham entre 300 a 400 mil reais por mês no Brasil!
E ninguém reclama disso!
E não são poucos no Brasil...
Por que?
Porque o povo os adora.
Um exemplo internacional. Bill Gates, por que Bill Gates se tornou o homem mais rico do mundo?
Porque ele inventou o Windows, o Word, o Excel, mercadorias para as quais o povo deu grande importância e o mundo inteiro usa, por isso Bill Gates recebeu altos salários e ficou bilionário.
Porque o povo dá importância para o que ele faz.


***



Nenhum comentário:

Postar um comentário