25 de outubro de 2019

O que é uma "narrativa" ?

A palavra "narrativa" se refere a uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história.

Porém, essa palavra, de uns anos para cá, passou a representar uma ação política.

Na verdade, a esquerda já usava desse expediente a muito tempo, a décadas.
Eu lembro de um caso da época do ORKUT onde li um texto, escrito por um esquerdista em um livro, que eu achei sem fundamento, mas, o texto tinha fontes, como eu continuava a achar sem fundamento fui pesquisar a fonte, achei a fonte e procurei o texto em referência, lá estava ele, e, citava outra fonte para validá-lo, como não desisto facilmente fui atrás dessa outra fonte também, achei, era um livro escrito por outro esquerdista, só que neste livro não existiam fontes!
Ou seja, eles criaram toda uma narrativa assentada em um texto sem fundamento, mas que, pouquíssimas pessoas se dão ao trabalho de ir pesquisar as fontes citadas para ver se são verdadeiras, ou seja, criam uma verdade a partir de algo duvidoso.

O caso da "narrativa" atual consiste em "criar um fato", ou, "criar uma opinião sobre algo", a partir de pequenas informações lançadas ao ar aqui e ali sobre um tema qualquer, em geral sobre uma pessoa, ou grupo de pessoas.

Um repórter dá uma pequena notícia sobre o assunto A, em seguida um blogueiro "repercute" aquela notícia, que passa a ser comentada em um programa de TV, por um comentarista de jornal, e vira notícia novamente já em outro patamar, em seguida repórteres passam a indagar sobre o assunto A a diferentes pessoas com a intenção de criar polêmica tanto na mídia falada e escrita como na Internet e redes sociais, se der certo a estrategia o assunto se torna conhecido na Internet e se torna de conhecimento público.

Se esse for o caso os autores do processo atingiram totalmente seu objetivo!

O problema dessa "narrativa" é que na maioria dos casos ela não é totalmente verdadeira, e muitas vezes é uma mentira total, mas, vira verdade e milhões de pessoas acreditam nela!

Um dos exemplos mais eloquentes desse processo é o "aquecimento global", uma história que começou a ser contada a anos atrás e atualmente é verdade absoluta, mas, se baseia em fatos não comprováveis pela ciência e que não tem consenso no meio científico.
Mas que, devido a apelação emotiva de "destruição da natureza" e até mesmo do planeta, causa medo na maioria das pessoas.

Uma "narrativa" recente foi a "Amazônia em chamas".
Criaram uma série de "fatos" tanto dentro do Brasil como fora do Brasil que geraram críticas ferozes contra o Brasil no Ocidente inteiro!

Girafas na Amazônia!

Mas, se formos ver os gráficos estatísticos do Inpe vamos verificar que os pontos de incêndio na Amazônia no mês de Agosto de 2019 estão muito abaixo dos de anos anteriores!
Por exemplo em 2010 os pontos de incêndio foram 4 vezes maiores neste mês!

Mas, os autores dessa "narrativa" obtiveram sucesso na sua maledicência política.

Essa técnica, que dá resultados, porque as pessoas hoje em dia não se dão ao trabalho de irem verificar os fatos reais, está sendo largamente utilizada para denegrir pessoas e instituições.

Precisamos ter muito cuidado porque os autores dessas narrativas são experientes e possuem técnica apurada na sua formulação.
Em geral o início da narrativa começa com algo que todos aceitam, algo bom consensualmente, e a partir dele a "narrativa" se forma para atingir seus reais objetivos.


***




















Nenhum comentário:

Postar um comentário