Essa questão é interessante porque envolve o comportamento
das pessoas e a criatividade dos desenvolvedores de softwares para redes
sociais.
O ORKUT foi o primeiro e único, não existe nada igual ao
OEKUT.
Uma característica do ORKUT
era que quando entrávamos na rede entrávamos "dentro" dela,
era como se estivéssemos entrando em casa, sabíamos onde estava tudo e
acessávamos a tudo com facilidade, os scraps, os vídeos, os amigos, as
comunidades, tudo estava bem visualizado e a um toque, o ORKUT era uma
interface amigável
O ORKUT não tinha o enorme espaço no topo da página reservado
para uma grande foto para "representar" a pessoa como tem no Google+
e no Facebook, o ORKUT tinha só a foto da pessoa do lado esquerdo e um
"menu" no topo de onde se acessava todas as possíveis operações com
facilidade, a grande foto no topo da página que existe no Google+ e no Facebook
tiraram essa facilidade de acesso e as empurraram pata os cantos.
As comunidades do ORKUT eram tratadas com seriedade e
importância, bem diferente dos Grupos do Facebook que só existem para dizer que
tem.
As comunidades do ORKUT eram a sua parte mais importante, ao
contrário do Facebook onde os Grupos são simples acessório, a parte mais
importante do Facebook é a sua "Linha do tempo" onde todos mostram
tudo de si e dos outros.
Os Grupos do Facebook não tem organização, as pessoas vão
criando itens e estes itens vão sendo empurrados para o "fundo" da
linha onde se perdem para sempre, por causa disso para um mesmo assunto são
criados n itens uma vez que é por demais trabalhoso percorrer a
"descida" no "poço" de itens já criados, enche o saco ficar
procurando, além disso não existe nos Grupos do Facebook uma divisão estética
que marque bem o início de um item.
Nas comunidades do ORKUT existiam as páginas do
"Fórum" onde todos os Tópicos criados eram relacionados pelo nome, autor e data da criação, era muito
fácil percorrer a lista para ver se já existia um Tópico com o assunto que
queríamos discutir.
Essa diferença fundamental fez do ORKUT único como rede
social de debates, o Facebook não é uma rede social de debates, é uma rede
social para as pessoas se mostrarem, ou o mais que fazem - desabafarem.
A garotada não está mais no Facebook, foram embora, entre a
garotada o Facebook é lugar de "veio".
Não é bem assim, claro, mas, eles tem um pouco de razão, o
Facebook está apinhado de pessoas entre 35 anos a 55 anos, em especial
mulheres, em particular mulheres separadas, a maioria dos homens que estão no
Facebook estão lá por causa delas...
Para as mulheres separadas, que vivem sozinhas ou com os
filhos, o Facebook funciona como uma "família", existem mulheres no
Facebook que tem milhares de "amigos"! É um "mundo da
fantasia", mas que lhes dá algum amparo.
Sei de muitas que de repente se revoltam com o Facebook,
param de entrar no Facebook, só por uns dias, logo a raiva passa e voltam.
Algumas não, deletam mesmo.
Os homens não, ficam ali que nem jacaré na beira do rio a espera de uma
"vítima" para comer.
As mulheres facebookeanas sabem disso!
E por isso as relações por um bom tempo são pautadas pela desconfiança, e na maioria das vezes dão em nada.
Para definir o que o Facebook é não podemos usar apenas uma
qualificação...
O Facebook pode ser um "Muro das Lamentações", ou
melhor, um mural de lamentações.
As pessoas estão cheias de problemas, estão com dívidas,
sendo cobradas, estão com problemas no relacionamento, problemas no trabalho,
problemas na família... para muitos, o Facebook é uma "válvula de
escape" para essas atribulações, a noite quando está em casa a pessoa vai
a procura, entre as milhões que existem, de uma foto com dizeres que se adéquam
a situação do dia, e acha uma foto qualquer com os dizeres:
"Eu sou uma
guerreira! Não vou desistir"
ou, "Desistir é
para os covardes."
e está feito o desabafo.
Existem milhões de fotos com dizeres para atender a essa
necessidade de "lavar o ego" e dizer aos demais como são altruístas e
morais, basta postar uma foto dessas e pronto!
Está dado o recado!
O Facebook é o paraíso dos revoltados contra a espécie
humana!
O que tem de gente no Facebook mostrando vídeos de animais
praticando amizade é enorme! Tudo para
mostrar o quanto os animais são melhores que o ser humano...
Isso nada mais é que uma revolta contra a vida, contra a
dureza da vida, contra as adversidades que os seres humanos enfrentam, e para
enfrentá-las usam de todos os meios possíveis, inclusive desonestos. E existem pessoas que tem medo disso, por
isso desabafam mostrando que os animais "são melhores que os seres humanos".
É uma nova forma de "espiritualismo", uma nova
busca de 'salvação".
O Facebook é o portal do "humanistas e
ambientalistas"!
No Facebook todas essas milhões de abnegadas criaturas podem
mostrar todo o seu altruísmo.
Por isso o Facebook criou o termo "compartilhar"
em lugar de "mostrar" ou "divulgar', que seriam os termos
corretos, quando uma pessoa coloca uma foto dela na rede ela não está se
mostrando, ela está compartilhando... é como se ela tivesse tirando pedacinhos
da foto e dando aos que a veem, um ato de caridade, como o de Cristo ao
compartilhar o pão e o vinho na santa ceia.
Quando entramos no Facebook não é como quando entrávamos no
ORKUT... não parece que entramos em casa, pelo contrário, parece que saímos
para a rua, para o meio da multidão, parece que entramos em um circo com parque
infantil onde todos estão tentando fazer as mesmas coisas!
E o barulho, o estardalhaço, a gritaria é geral!
O Facebook não é um lugar calmo e até certo ponto
intelectual como era o ORKUT, o Facebook é agitado e habitado pelo povo, onde a
maioria quer pelo menos ser notado, nem que seja de relance.
No Facebook "curtir" é um ato necessário.... não
se curti essencialmente porque se gostou, curti-se para ser agradável, social, não
porque com isso vamos ter alguma coisa em troca, a não ser talvez uma curtida,
mas, com certeza, para que a outra pessoa veja sua curtida, saiba que
"você viu" o que ela "compartilhou", ou seja, a "sua
amiga", ou, o "seu amigo", é mesmo amigo... ta vendo! eu curti
você.
E ficam nisso...
O Google+ é um lugar árido... quando se entra na rede parece
que estamos entrando em um deserto, ou em um ambiente gelado, o Google+ parece
não ter um propósito definido, a começar pelo nome... "Google+" -
qual o significado disso?
Juntaram o nome "Google", que tem um significado, como site de pesquisa na rede, e não como rede
social, o "+", o "plus", mas, mo que isso tem a ver com
rede social?
O Facebook tem, o significado é "mostrar fotos",
ou, um "livro de fotos", o ORKUT tinha, era o nome do programador que
fez o software, e que serviu como uma luva para algo que nunca antes tinha
existido!
O Whatsapp tem - o que está acontecendo?
O nome dessa rede de comunicação para celulares é criativo,
vem de "What is up?" que é algo como "E ai?", "O que
está acontecendo?".
A pronuncia do "up" e do "app" ficam
idênticas, e ai está a criatividade, "app" é um aplicativo, foi um
trocadilho muito criativo e que pegou!
O "Google+" não pegou como nome, uma enorme falta
de criatividade e até mesmo bom senso do Google.
O Google+ tem tudo de ruim que o Facebook tem e nada de bom
que o Facebook tem, copiou até a foto do topo para "representar" a
pessoa, o que na verdade nada representa.
O Whatsapp tem algo em comum com o ORKUT, quando se entra
nele também nos sentimos "em casa", o Whatsapp não é barulhento como
o Facebook nem árido como o Google+, é acessível e prático, por isso estourou
agora como o ORKUT estourou no passado.
O Facebook e o Google+ precisaram de muita promoção para
"pegarem" no gosto das pessoas, o ORKUT e o Whatsapp não, pegaram
porque as pessoas se identificaram com eles!
São essas, em resumo, as principais diferenças, na minha
opinião, entre estas redes sociais.
Vamos aguardar o que vem pela frente, com certeza virá, pois
o Google+ não pegou e o "face" já mostra sinais de esgotamento e
banalização.
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